Total de visualizações de página

segunda-feira, 2 de março de 2009

Você tem o HÁBITO DE LER?


Adquirir e fixar conhecimentos exige, além de inteligência, uma boa dose de disciplina. Conheça técnicas que podem ajudá-los a fazer isso.

1.LEIA - Quase sempre estudar exige ler. Uma leitura de qualidade é meio caminho andado. Para chegar lá é preciso:
RECONHECER A FONTE - Tenha uma visão geral da obra. Leia o título, a orelha, o sumário e a introdução. Saber quem é o autor e obter alguns dados sobre ele indidcam o estilo de texto. Uma rápida folheada permite visualizar as ilustrações. Por fim, anote algumas perguntas que surgirem espontaneamente antes de iniciar a leitura. Isso provoca a busca das respostas.
DETECTAR IDÉIAS-CHAVE - Assinale a lápis as principais idéias. Se sentir necessidade, faça uma segunda leitura. Quando o texto é bem estruturado, elas estão logo no início do parágrafo. O autor abre com o pensamento principal e depois o desenvolve.
ARMAZENAR DADOS - Durante a leitura, anote as palavras desconhecidas e pesquise o seu significado. O ideal é documentar o que foi lido, para que não se perca.
CONSTRUIR SIGNIFICADOS - Um bom exercício é dar sentido ao que se está lendo, procurando entender o contexto em que foi produzido e relacionando-o com conteúdos que você já domina. Pergunte-se: Para que serve isso? Como funciona? A quem interessa? Assim você estará exercitando sua capacidade de analisar, criticar e ir além do que foi lido.
MEMORIZAR CONCEITOS - Só faça isso depois de compreender totalmente o sentido. Do contrário, é puro "decoreba".
REGISTRAR IDÉIAS - Desenvolva um código para destacar os conceitos (uma interrogação, uma exclamação, um asterisco). Sempre que possível, escreva fichas ou resumos de leitura.

2. RESUMA - Uma forma eficiente de recapitular o estudo é fazer resumos e esquemas. Apesar de terem estruturas diferentes, ambos identificam temas centrais, definem os principais conceitos e resgatam exemplos. Os dois modelos mais comuns são:
RESUMO - É uma pequena redação e contém a essência do texto.
ESQUEMA - É um retrato sintético do assunto representado por meio de setas, chaves e colchetes.

3. PESQUISE - A pesquisa é uma forma de complementar informações sobre o tema. Para uma boa compreensão do assunto, o ideal é fazer um estudo em várias fontes, seja na Internet, seja numa biblioteca. Não dá para fazer uma boa investigação com base numa só fonte. Informações diferentes permitem dominar linguagens especializadas, compreender fatos e teorias, formular novas idéias e, assim, construir a própria opinião sobre o tema.

4. DOCUMENTE - Após a leitura e a pesquisa, é recomendável que você escreva fichas com o que você leu e estudou. Além de orrganizar as informações, auxiliam na fixação dos conhecimentos.

fonte: REVISTA NOVA ESCOLA

Nenhum comentário: