Total de visualizações de página

quinta-feira, 27 de maio de 2010

Projeto Educar com Segurança



800 alunos, professores e pais se tornam multiplicadores da prevenção à violência e ao uso de drogas
É o Projeto “Educar com Segurança” que a Regional do Guará começou a implantar nesta quinta-feira, 27, pelo CEF 08, em parceria com a Polícia Civil, e pretende levar às suas 24 escolas. Em pauta, drogas, brigas e ameaças, pichações, gangues, bullying, violência doméstica; e Internet – como utilizar?
A meta da Diretoria Regional do Guará é ambiciosa. Começou nesta quinta-feira, 27, com 680 alunos, 45 professores e 30 pais voluntários do CEF 08, mas até o fim do ano pretende implantar o projeto
“Educar com Segurança” nas 24 escolas da Regional, incluindo as quatro da Estrutural. A idéia é capacitar e sensibilizar alunos, professores e pais para atuarem como multiplicadores de informação em prevenção à violência e ao uso de drogas e dar suporte à implantação dos Conselhos de Segurança Escolar.
A solenidade de abertura ocorreu nesta quinta, às 9h, no auditório da Administração Regional do Guará, e contou com a presença de representantes da Direção Geral da Polícia Civil, da Diretoria da Academia de Polícia Civil, do Comando do 6º Batalhão da Polícia Militar e da Assessoria Especial para a Política de Promoção da Cidadania da Secretaria de Educação, assim como outros diretores de instituições educacionais e de Regionais de Ensino.
Na capacitação, a grade de disciplinas abordará temas como Relacionamento Interpessoal; Polícia Comunitária; Drogas – Malefícios e Prevenção; Violência – Brigas e Ameaças; Pichações; Gangues; Bullying; Furtos e Roubos; Violência Doméstica; Legislação Específica; e Internet – Orkut, MSN e Twitter, como utilizar?
Os temas serão ministrados por especialistas da Polícia Civil a alunos, pais e professores e servidores. Cada um desses grupos terá três dias imersão para aprenderem a lidar com cada um desses temas e se tornarem multiplicadores do que ali aprenderam.
Para não prejudicar o andamento das aulas dos alunos, esses três dias serão distribuídos dentro dos horários de aula de 31 de maio a 21 de junho; os pais aprenderão no horário noturno durante os dias 8, 9 e 10 de junho; e professores e servidores nos dias 9, 16 e 17 de junho.
O projeto é uma parceria da Polícia Civil, por intermédio da Academia de Polícia Civil – Divisão de Polícia Comunitária, com a Diretoria Regional de Ensino do Guará. Mas nasceu dentro do CEF 08. Foi lá que tudo começou e por isso é de lá que o projeto vai partir para as demais escolas da Regional.
Nasceu da preocupação da orientadora educacional Rosane Pereira com o que assistia e com as informações que recebia do que ocorria fora dos muros da escola: brigas, drogas etc. Ela então convidou o policial Paulo César Santana para dar uma palestra aos pais dos alunos, professores e servidores. Coincidência: ele já desenvolvia na Academia de Polícia Civil o projeto “Educar com Segurança”.
A diretora da Regional, Maria Nazaré de Oliveira Mello, convocou todos os diretores de suas escolas ao evento. Ela espera que eles já saiam da solenidade de abertura com inscrições feitas para suas escolas sediarem os próximos cursos do projeto.
“Uma das estratégias para multiplicar o que se aprende ali é a interação entre as escolas, por meio de atividades que proporcionem uma estrutura saudável e segura, tanto no ambiente escolar quanto no familiar”, arremata a diretora.








Fonte: http://www.se.df.gov.br

Nenhum comentário: